Numa altura em que a necessidade de haver uma gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos está em cima da mesa, quais são os principais desafios que se colocam atualmente no vosso sector de atuação?
Encaramos essa questão como uma oportunidade. A Aquapor é um grupo que se dedica ao ciclo urbano da água, que significa a capacidade de distribuição e abastecimento de água às populações para consumo humano, bem como o tratamento de águas residuais, em condições de acordo com regras da União Europeia. De facto, atualmente, esta atividade enfrenta desafios cada vez mais complexos, o que implica um grande know-how, por um lado, e implica também investimento. A Aquapor existe desde 1987, e neste momento é o líder de mercado ao nível do segmento privado, abastecendo 10% da população portuguesa em termos de abastecimento público de água e 20% de tratamento de águas residuais.
Hoje em dia, o indicador de percentagem de água não faturada é um dos que tem de nos merecer mais atenção e o sector privado tem vindo a conseguir reduzir muito esse desperdício. Hoje temos municípios com mais de 40% de perdas de água e a Aquapor atinge, no pior dos cenários, 10% de água não faturada.
Isso tem a ver com um trabalho que temos vindo sistematicamente a fazer, que nos permitiu aperfeiçoar uma técnica de gerir muito eficientemente os recursos. Temos de fazer primeiro o nosso papel enquanto entidades gestoras e assegurar que praticamos uma gestão eficiente dos recursos hídricos para reduzir esse desperdício antes de apontar o dedo aos consumidores. Ainda assim, é evidente que devemos sensibilizar os consumidores para a necessidade de fazerem um consumo regrado da água, que é um bem escasso.
Qual considera ser o contributo da Aquapor para a afirmação da região de Lisboa e do país dentro e fora de portas?
A Aquapor tem contribuído bastante positivamente, quer para o distrito quer para o país. No distrito de Lisboa, a Aquapor está presente nas Águas de Cascais, que trata da distribuição de água ao município de Cascais, bem como da coleta e tratamento de águas residuais.
Já temos quase 20 anos de operação neste município e temos contribuído na criação de emprego, na entrega de água cumprindo com todos os parâmetros e no investimento que temos promovido este concelho, que já ultrapassa os 70 milhões de euros.
Estamos também presentes nas Luságua Lisboa, empresa que se dedica ao ciclo urbano da água no Porto de Lisboa. De uma forma geral, criámos 1300 postos de trabalho desde o nascimento da Aquapor, em 1987, e trazemos um valor acrescentado de cerca de 100 milhões de euros de faturação, tendo investido mais de 300 milhões de euros ao longo deste período.
Qual considera ser o contributo da Altice enquanto parceiro tecnológico para o negócio da Aquapor?
A Altice tem sido um parceiro importante a vários níveis.
Desde logo, no apoio aos nossos processos de negócio, à prestação de serviço ao cliente, no que toca à gestão de cobranças, apoio no call-center, comunicações fixas e móveis e fornecimento de equipamentos.
Por outro lado, tem sido fundamental também o suporte dado às operações das nossas equipas no terreno, permitindo-nos aumentar a mobilidade e a rapidez.