O 5G Challenge é um concurso de inovação tecnológica que procura validar, reconhecer e premiar soluções que impulsionem a transformação digital e o futuro das empresas. Nesta 2.ª edição, o objetivo foi levar mais longe o potencial do 5G, descobrindo use cases e serviços que exploram funcionalidades avançadas como, por exemplo, o network slicing.
O desafio foi dirigido a soluções inovadoras, nacionais e internacionais, potenciadas por tecnologias como a inteligência artificial, a realidade aumentada e virtual, o big data, a cloud, a internet das coisas (IoT) ou outras que, em conjunto com a conectividade 5G, fazem a diferença na vida das empresas.
2.ª edição do 5G Challenge bate recorde de candidaturas.
Com cerca de 50 propostas provenientes de Portugal, Irlanda, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros países, esta edição foi marcada pela diversidade, com soluções vindas de vários setores, incluindo saúde, indústria, agricultura, retalho, smart cities, mobilidade, educação e turismo. Escolher os vencedores tornou-se um grande desafio.
Para responder a esta missão, a entrega de prémios contou com a ajuda de quatro membros do júri: Nuno Nunes, Chief Sales Officer de B2B da Altice Portugal, José Pedro Nascimento, Chief Technology Officer da Altice Portugal, Fátima Caçador, Diretora da Casa dos Bits, e Hélder Almeida, Diretor de Operações da Efacec Power Solutions.
Mais novidades, mais prémios.
As 12 soluções selecionadas para a final disputaram entre si prémios no montante global de 30 mil euros, distribuído por três categorias distintas. E sem mais demoras…os vencedores:
Enline foi a solução vencedora do
Grande Prémio de Inovação Tecnológica 5G, com um valor de 15 mil euros associado. Esta solução, que junta Inteligência Artificial a modelos eletromagnéticos, fornece tecnologia de gémeos digitais de ativos elétricos sem a necessidade de instalação de sensores, de forma a reduzir perdas e detetar falhas, otimizando a eficiência do ativo e auxiliando a sua manutenção e gestão.
Quem também conquistou o júri foi a solução
eSole que, através de uma palmilha inteligente, visa impulsionar a transformação digital da avaliação da saúde músculo-esquelética, causando um impacto significativo nos desportos de saúde e melhorando potencialmente a saúde no trabalho. A start-up arrecadou 10 mil euros ao ser considerada a
Melhor Solução de Origem Portuguesa.
A terceira solução galardoada da tarde,
.lumen, venceu o
Prémio Sustentabilidade e Impacto Social, que conta com um prémio monetário de 5 mil euros. Para dar resposta à falta de cães-guia face ao número de invisuais existente, a solução apresenta óculos para invisuais, desenvolvidos a partir da Inteligência Artificial de navegação espacial.
Para além da atribuição dos prémios monetários, as soluções vencedoras terão ainda a oportunidade de ter acesso ao nosso laboratório GoLabs5G e encontram-se habilitadas a integrar o portefólio do MEO Empresas e do universo das suas parcerias estratégicas, permitindo alavancar o go to market das soluções aos nossos clientes.
O 5G Challenge voltou a afirmar o compromisso do MEO Empresas em fomentar a inovação e a transformação digital, destacando o papel crucial do 5G na evolução dos serviços empresariais e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os projetos vencedores são um testemunho do potencial ilimitado desta tecnologia e da criatividade das mentes por trás destas soluções.
Vemo-nos na próxima edição!
Texto: Adriana Pereira | Fotografia: Helena Costa