A competição de padel entre empresas da região da Grande Lisboa realizou-se no passado fim de semana, de 8 a 10 de março, no Oeiras Padel Academy, em Oeiras. A 2.ª edição do MEO Empresas Corporate Padel League voltou à etapa de Lisboa, que se realiza em Oeiras, para uma competição única que pôs 52 equipas formadas por colaboradores de diferentes empresas num frente a frente. Durante três dias, mais de 20 organizações que operam na região de Lisboa entraram em campo para conquistarem um lugar na fase nacional, na qual se disputará o título de Empresa Campeã Nacional de Padel.
Quase 200 jogos depois, foram apuradas quatro equipas (duas masculinas e duas femininas) para a fase nacional, a realizar nos dias 12, 13 e 14 de abril em Lisboa, onde será consagrada a grande empresa vencedora de 2024. No masculino, foi apurada a equipa do Cross Staff e a equipa do Soul Sushi & Two Care. Já no feminino, foi apurada a equipa da Nestlé Portugal e a equipa do Sistema McDonald’s Portugal.
Nestlé Portugal soma e segue
“A competição está cada vez mais intensa”, confessa Patrícia Relvas, capitã da equipa da Nestlé Portugal e Service Expansion Lead na Nestlé Business Services Lisbon.
À semelhança do ano passado, a equipa liderada por Patrícia Relvas pretende honrar a camisola da sua empresa e voltar a conquistar o título de Empresa Campeã Nacional de Padel no feminino. “O nosso objetivo é vencer, mas queremos sobretudo promover uma vida saudável através do desporto, alinhando-se com o propósito da Nestlé de contribuir para um futuro mais saudável”, afirma a capitã.
“A Fitness é uma marca que aposta na nutrição saudável e representá-la no desporto é motivo de orgulho”, conclui Patrícia Relvas que trabalha há 20 anos na Nestlé Portugal. Vestida com as cores da marca Fitness, a equipa da Nestlé sabe melhor do que ninguém o que é necessário para vencer a grande medalha de ouro.
“Analisar estratégias, adaptar-se ao adversário e ao parceiro de equipa, são elementos-chave para o sucesso. Garantir cumplicidade, espírito de equipa e uma comunicação eficaz também é essencial”, aconselha a vencedora do MEO Empresas Corporate Padel League 2023.
Etapa imprópria para cardíacos
A prova de Lisboa atingiu o pico da emoção com uma semifinal épica que decidiu as duas equipas masculinas que irão fazer parte da finalíssima. As equipas do Cross Staff e do Soul Sushi & Two Care demonstraram um desempenho excecional ao longo do torneio sem perder um único jogo até esta fase. No entanto, a semifinal não foi isenta de desafios. A equipa do Cross Staff enfrentou uma batalha renhida contra o Oeiras Padel Academy com os dois jogos iniciais decididos apenas nos Super Tie Breaks, um para cada equipa, selando a passagem à finalíssima apenas na terceira ronda com uma vitória categórica naquela que foi uma eliminatória imprópria para cardíacos.
“Estamos determinados a vencer o campeonato e contamos com uma equipa forte para alcançar esse êxito”, partilha José Fernandes, capitão da equipa Cross Staff, em entrevista ao Jornal de Negócios. “Acima de tudo, é necessário ter bons jogadores e uma equipa unida. A liderança do capitão é crucial para se formar estratégias eficazes e adaptar-se ao adversário.
Um líder eficiente sabe como unir as pessoas certas para alcançar os objetivos”, acrescenta o jogador da empresa especializada em trabalho temporário e outsourcing de equipas.
Soul Sushi & Two Car assegura finalíssima
Já a equipa do Soul Sushi & Two Care também não teve uma tarefa fácil ao perder o seu primeiro jogo do torneio na segunda ronda após ter entrado a ganhar na primeira. A equipa só assegurou o seu lugar na finalíssima ao vencer com determinação e garra uma terceira ronda muito disputada. “Os jogos não são fáceis. Os desafios estão sempre presentes e todos os jogos foram muito disputados, o que demonstra a competição forte que existe tanto dentro como fora do campo”, relembra José Roque, porta-voz da equipa do Soul Sushi & Two Care.
Depois de perder o título de Empresa Campeã Nacional de Padel para o Hotel da Baixa em 2023, a equipa masculina do Soul Sushi & Two Care promete ajustar contas na finalíssima deste ano. “O objetivo é chegar à fase final novamente e, desta vez, conquistar a vitória. Queremos não só competir, mas também aproveitar a oportunidade para estar com amigos, conhecer novas pessoas e fortalecer o networking”, diz João Roque, que assume funções de diretor comercial e diretor de marketing na Soul Sushi & Two Care.
Networking dentro e fora do campo
Ninguém nega que o MEO Empresas Corporate Padel League é a oportunidade perfeita para os diversos participantes se conhecerem e expandirem a sua rede de contactos. Durante a entrega das medalhas às equipas apuradas para a fase final, Mário Seborro, diretor comercial do mercado corporativo da MEO Empresas, reforçou a importância destas iniciativas para as empresas. “O MEO Empresas Corporate Padel League cria oportunidades de networking que são cruciais para fortalecer as relações, tanto entre colegas como com clientes”, destaca o representante.
Conhecido por fomentar o espírito de equipa e proporcionar momentos de adrenalina, o padel é um desporto que tem tido uma autêntica explosão de praticantes entre os colaboradores das empresas. “É importante criar momentos de proximidade e competitividade fora do local habitual de trabalho. Eventos como este proporcionam não só ganhos como também relações valiosas. É uma experiência que vale a pena. Inscrevam-se e participem!”, apela Mário Seborro.
Próxima paragem: Porto
Depois dos torneios na Batalha, nos Açores e em Lisboa, a quarta etapa da competição decorrerá no Douro Padel, no Porto, nos próximos dias 15, 16 e 17 de março. O Norte de Portugal receberá empresas repletas de garra prontas para disputarem o título de Campeãs Nacionais MEO Empresas Corporate Padel League 2024.
Estão inscritas nesta fase um total de 11 entidades diferentes. São elas, por ordem alfabética: Allcost, Boavista Futebol Clube, Fisiogaspar, RGB Events, DevScope, Kemi Pine Rosins Portugal, Lusíadas Saúde, Medialivre, MEO Empresas, Mimosa e Polipaul.
O campeonato decorrerá até abril e passará ainda pela ilha da Madeira (Funchal) e região do Sul (Algarve). Ainda vai a tempo de participar nestes torneios até sete dias antes da realização da respetiva etapa. Inscreva já a sua equipa no site oficial da competição com os dados da empresa, contacto do capitão, região onde pretende participar e género dos membros da equipa. Também pode acompanhar todas as etapas de apuramento e prova final em meocorporatepadelleague.negocios.pt.
Em cada região, serão apuradas duas equipas masculinas e femininas para a fase nacional. Como já é habitual, o sistema de competição será realizado por grupos seguido de um quadro de eliminação direta entre as equipas mais bem classificadas de cada grupo. Este ano, existe ainda um quadro secundário de mérito em que os participantes podem vencer troféus. Após todos estes intensos encontros, há, sem dúvida, um vencedor indiscutível: o padel.
Empresas apuradas
Equipas masculinas: Cross Staff Soul Sushi & Two Care
Equipas femininas: Nestlé Portugal Sistema McDonald’s Portugal
Quem participou?
Da área da saúde e bem-estar ao setor das telecomunicações, foram várias as empresas que se inscreveram na fase regional de Lisboa. Por ordem alfabética: Antas da Cunha Ecija & Associados, Armasul, AXIANSEU II Digital Consulting, Consilcar, Cross Staff, DXC Technology, Fisiogaspar, Floene Energias, KPMG, Medialivre, MEO Empresas, Mimosa, Miniclip Portugal, Mudum – Companhia de Seguros, NearU, New Print, OceanSide, Oeiras Padel Academy, Sistemas McDonalds Portugal, Rasteiro Maya Serviços de Saúde, Confraria do Sushi, IZAKAYA, Nestlé Portugal e Saldo Positivo.
Calendário
Conheça as próximas etapas, datas e locais da prova:
Fase regional 15, 16 e 17 março 2024 – Porto (Douro Padel) 22, 23 e 24 março 2024
– Madeira (Quinta do Padel)
5, 6 e 7 abril 2024 – Algarve (Vilamoura Ténis & Padel Academy)
Fase nacional 12, 13 e 14 de abril 2024 – Lisboa