O estudo 2024 Portugal Audit Report Lisbon, conduzido pela Accenture/umlaut, testou e mediu a experiência de utilização dos serviços de voz e dados móveis de todas as redes disponíveis (2G, 4G e 5G) das três principais operadoras nacionais: MEO, NOS e Vodafone em Lisboa. O relatório destaca a rede da Altice Portugal como a melhor experiência na utilização dos serviços de voz e dados móveis em todas as redes. A capital do país foi escolhida para o teste pela sua alta densidade urbana e a orografia da cidade, conhecida como as “sete colinas”.
O estudo da umlaut foi realizado a partir de uma auditoria através de benchmark de performance das redes entre os dias 13 a 17 de fevereiro deste ano, utilizando um smartphone Samsung Galaxy S23+, com preferência no modo 5G.
Nos resultados apresentados, a MEO foi a operadora mais pontuada, com 966 pontos de 1000, seguindo-se a Vodafone com 960 e a NOS com 940 pontos. A MEO destacou-se nos três parâmetros testados, que incluem voz, dados e crowd, sendo feitos testes de download, upload, latência e cobertura.
A MEO teve o melhor desempenho nos serviços de voz, onde somou 259 pontos em 270 possíveis. Na categoria de dados a MEO e a Vodafone tiveram a mesma pontuação de 472 pontos em 480. Já na qualidade de crowdsourced, o teste de grupo, foi a NOS que atingiu a melhor pontuação com 238 de 250, seguindo-se um empate entre a MEO e a Vodafone com 235 pontos.
“Este reconhecimento vem reforçar o nosso trabalho no desenvolvimento e evolução das nossas redes, com vista a oferecer a melhor experiência de utilização dos nossos serviços aos nossos clientes”, destacou Carlos Bouça, diretor de engenharia e operação de redes da Altice Portugal. Acrescenta que a operadora pretende continuar a liderar a transformação tecnológica e digital do país, “mantendo a ousadia e a coragem que tanto nos caracterizam e que reforçam o nosso estatuto enquanto referência no setor ao nível nacional e internacional, sempre numa logica de entrega do melhor serviço às pessoas e empresas”.
Os resultados do estudo da umlaut tinham sido apresentados durante o Mobile World Congress 2024, evento onde foi destacada a qualidade das redes nacionais, assim como a velocidade e cobertura das redes 5G em Portugal, merecendo prémios atribuídos pela MedUX e a Ookla.
SAPO